Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Redes sociais e as novas ferramentas de divulgação

   É notável o apuro das previsões e análise da sociedade capitalista feita no Manifesto Comunista, escrito no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Mesmo numa época em que as tecnologias de comunicação não tinham nem metade do avanço que elas possuem hoje, ele conseguiu prever o grande uso que elas teriam dentro da luta de classes - tornando-se a principal ferramenta do proletariado contra o capitalismo e a lógica burguesa.
    A internet e as redes sociais provaram seu valor ao convocar enormes manifestações da esquerda, onde, antes, isso teria exigido meses de preparação e convocação e que, mesmo assim, não alcançariam tamanho sucesso. Isso foi comprovado - apesar de não diretamente relacionado à luta contra o capitalismo em si - durante a Primavera Árabe. Num ordenamento jurídico que sufocava a voz do povo, ele encontrou saída nos meios virtuais de comunicação.
    Além de poder convocar uma parcela admirável da esquerda para se manifestar, as redes sociais são uma ferramenta muito útil para informar e clamar novos seguidores para as ideias de Marx. Esse último tópico é, lamentavelmente, muito mal utilizado - verifica-se que, na maior parte do tempo, a esquerda discute com outras parcelas da esquerda, ou faz o possível e o impossível para afastar uma população ignorante e conservadora da realidade como descrita pelo Manifesto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário