Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Materialismo dialético , um ciclo infinito

Nas ideias de Marx , partindo do materialismo histórico , o homem chegaria através da transição entre teses , antíteses e sinteses  no socialismo. Esse , que para o autor , não era uma criação forçada pelo proletariado , mas sim uma consequência natural e inevitável do capitalismo e da intensificação da luta de classes.Porém o socialismo, ao acabar com a luta de classes , realmente colocaria um fim a esse ciclo?
O mais próximo que a humanidade já presenciou do socialismo não está em Cuba ou na Coréia do Norte , muito longe disso. No início da vida em sociedade ,o coletivismo era a principal virtude nelas presentes , o que torna a questão ainda mais complexa, visto que se o homem já viveu em uma sociedade totalmente igualitária , sem luta de classes e sem hegemonia social , nada impediria que , mesmo se o socialismo fosse atingido , o ciclo se interromperia.
O homem é naturalmente um ser que busca poder , seja ele político , econômico ou social e por isso as lutas por tal poder nunca sessam. Nas primeiras sociedades , não demorou muito para que o homem mais forte se tornasse o líder e passasse a subjugar os demais , impondo ali suas regras e vontades. E com o passar da história , essa dominação só aumentou , lembrando que a desigualdade nunca é unilateral , visto que aumenta para os dois lados , tornando um cada vez mais influente e poderoso enquanto o outro cada vez mais subjugado e explorado.
Eric Kaoro Okino , Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário