Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

(Karl Marx)


Filho de um advogado judeu (cristianizado) e vindo de uma família de rabinos, Karl Marx nasceu em 1818 em Trier, Alemanha. O momento histórico no qual cresceu e viveu, influenciou sobremaneira na elaboração de seu pensamento. A emergência da burguesia e do proletariado, bem como o surgimento do capitalismo industrial e a consolidação das nações e dos Estados modernos – grandes acontecimentos do século XIX – se fazem presente nas obras deste pensador que revolucionou as ciências sociais.
Para uma melhor compreensão de Marx, é necessário retomar o pensamento hegeliano. A dialética em Georg Hegel consistia na interpretação essencialmente idealista da história. Marx baseia sua crítica ao pensamento deste filósofo na contraposição entre, justamente, a dialética mistificada de Hegel e sua dialética racional. Esta seria crítica e revolucionária, à medida que a realidade é a síntese de vários movimentos. Desta maneira, surge o materialismo dialético, uma filosofia geral da natureza e do homem, que estabelece uma relação dialética entre o meio e o social, o psicológico. Na sua aplicação à história, tem-se o materialismo histórico, postulado em que o marxismo se baseia.
A doutrina marxista se estabelece na “proximidade de revolução”. Defendia que as revoluções eram transformações sociais – de uma sociedade em conjunto – que alcançavam alcance global; um conflito que conseguia trilhar seu caminho até as raízes da sociedade. A sociedade, de acordo com sua teoria, consistiria em duas partes: a infraestrutura e a superestrutura. A primeira compreende as forças e relações de produção, enquanto a segunda inclui a cultura, as instituições, o papel social, os rituais, o Estado. Outra constante no marxismo é a preocupação com as relações entre economia, classes e política. Analisa, também, os limites da emancipação política preliminar na crítica da religião.
Em 1848, escreveu uma de suas principais obras: Manifesto do Partido Comunista. Com a colaboração de Friedrich Engels – cuja parceria intelectual e política se iniciara em 1844 – retratam, neste livro, o desenvolvimento da burguesia e sua luta com o proletariado emergente. A importância de Engels na estruturação de todo o pensamento marxista tem de ser destacada uma vez que ele representava o verdadeiro público com o qual Marx se comunicava. Era incentivador, crítico, consultor.  Juntos, então, elaboraram aquele documento que serviria também como inspiração para outros que buscavam exaltar as multidões, o trabalho, a modernidade e o maquinário.
A obra do Manifesto traz a perspectiva da história como luta de classes – opressores e oprimidos estão em constante conflito – e que toda luta de classe é uma luta política; este combate conduziria, necessariamente, à ditadura do proletariado. Tem-se o proletariado como a única classe realmente revolucionária. Esta ditadura seria, em si mesma, o trânsito para a abolição de todas as classes, o trânsito para uma sociedade sem classes.

Outra de suas principais obras, O Capital destaca-se por encaixar toda a estrutura do pensamento de Karl Marx. É onde se encontra o total conhecimento da humanidade em geral. Trata-se de uma obra incompleta, com apenas o primeiro volume publicado com Marx vivo. 

Stephanie Bortolaso, Direito, noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário