Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Há maior atualidade?

 A questão proposta se refere a obra “O Manifesto Comunista” de Karl Marx, o qual disserta acerca do capitalismo e seus desdobramentos. A cada parágrafo é como se estivesse ali exposta uma descrição na nossa sociedade atual. O que será demonstrado nos parágrafos abaixo.
Precipuamente, Marx assevera a grande dualidade do mundo: ricos X pobres. Tal assunto muito já muito debatido em todos os meios de comunicação não deixa de ser menos importante, uma vez que a concentração de riquezas por uma minoria decorrente  da exploração de uma grande gama populacional, leva a uma segregação socioespacial, vista nas favelas, nos condomínios fechados, nos shoppings, na pobreza, na prostituição, e em várias outras mazelas sociais presentes na nossa sociedade , infelizmente, vistas com total como se fosse algo inerente á ela.
Outra constatação chave feita por ele, é a  necessidade de contínua expansão das relações de mercado, o que cabe perfeitamente na globalização do mundo atual. Um dos problemas é o fato de que com a expansão das empresas e indústrias, aprofunda-se também a miséria em escala global, já que as grandes multinacionais carregam consigo a infindável e selvagem exploração capitalista.
Nesse ínterim, para o reinado do proletariado ao completar sua revolução, Marx propõe que se deve utilizar os meios de comunicação para que todos possam se reunir, como se afirma no “O Manifesto Comunista”:  Essa união é facilitada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação criados pela indústria moderna, possibilitando o contato dos operários diferentes”. Reportando aos dias atuais, vemos o mesmo se repetir em relação as Jornadas de Junho , na qual a internet foi o fator decisivo de mobilização, as quais contaram com milhares de pessoas.
A possibilidade ou impossibilidade da revolução proletária aqui não será discutida. Mas, sim a renovação e perpetuação de tal obra nos dias atuais, comprovando seu valor insigne e sua veracidade.
                                             Maria Izabel Afonso Pastori-1ºAno- Direito Noturno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário