Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 5 de julho de 2015

Concretude




Karl Marx e Friedrich Engels , cientistas sociais do século XIX, revolucionaram o pensamento socialista uma vez que possuíam no cerne de seus estudos: a realidade, a experiência.
Esses pensadores, contrapuseram-se a outros estudiosos também do século XIX, conhecidos como utopistas, entre eles: Saint-Simon, Fourier e Owen. No pensamento de Marx e Engels, encontra-se como fundamento a empiria, como pode ser observado no trecho da outra dos autores supracitados: " As premissas de que partimos não são bases arbitrárias, dogmas; são bases reais que só podemos abstrair na imaginação.". Dessa maneira foi fundado o socialismo científico.
Com o objetivo científico de estudar os paradoxos do capitalismo e o processo histórico-cultural basilar para sua forma.
Portanto,percebe-se que  além da contribuição teórica, esses pensadores contribuíram para o início da percepção de que o socialismo deveria ter, portanto, bases terrenas e concretas, contrapondo duas grandes classes que, de certo modo, confundiam-se na colossal engrenagem alienante do capitalismo.
Marx e Engels mostraram que a mais-valia é a forma pela qual o operário é explorado,destarte o dono do meio de produção pode acumular riqueza, por meio do lucro obtido.
Em suma, estes estudiosos alemães sistematizaram a cientificidade do socialismo e, dessa forma, proporcionaram um entendimento real da complexidade e  da engenhosidade do maquinário operacional do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário