Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 4 de julho de 2015

A Redução da maioridade penal aos olhos de Karl Marx


        Na última semana a sociedade brasileira se viu num embate acerca da maioridade penal. A proposta de redução foi negada, entretanto, em 24h uma manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, reverteu a situação. A Câmara dos deputados resolveu analisar novamente e, em seguida, aprovar a ação. Um grande debate foi gerado na reunião e a medida ainda será analisada em segundo turno antes de ir para o Senado.
Pensando no contexto social, fica claro que o alvo dessa proposta são os jovens moradores da favela, que não têm boas oportunidades, que não têm uma família estruturada, que se veem coagidos a participar de ações criminosas, que não têm esperanças e se há alguma possibilidade de resgatá-la, será tirada pelo Estado ao negar-lhes o devido apoio, apesar de serem os mais necessitados. A sociedade está cega por um discurso de ódio, exigindo punições e determinada a destruir a possibilidade de um futuro digno para esses adolescentes, sem perceber que, com isso, defende a segregação que faz dos pobres, bandidos e dos ricos, confusos.
Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, defensor do socialismo e fundador da doutrina comunista moderna. Defendia, entre outras coisas, que a experiência histórica é o que vale, e não a conclusão que se tira dela. Além disso, percebeu que o Direito da sua época operava em favor de uma determinada classe, e não de todas.
Partindo dessa premissa, Marx defenderia que a ação para reduzir a maioridade penal fere somente os adolescentes desfavorecidos de assistência estatal. É a sociedade pressionando a legislação e a legislação operando pelas classes mais favorecidas, isto é, possuidoras de maior capital. Não há relatos de bons resultados em países que reduziram a maioridade penal e, para Marx, isso valeria como uma prova de que esta medida é equivocada e não passa de uma interpretação utópica do que as pessoas acreditam ser a solução para a violência.
            Posto isso, percebemos que, até mesmo Karl Marx, um homem do século XIX, analisaria melhor a sociedade atual do que os cidadãos nela presentes ou os representantes por ela eleitos.
Gabriela Melo Araújo – 1º Ano Direito Noturno

Introdução à Sociologia

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Questionário

    •Como podemos atribuir a redução da maioridade penal a criminalidade?
    •Caso ocorra a redução da maioridade penal, quais serão os jovens mais afetadas com essa medida? De que maneira serão afetados?
    •O autor do texto apresenta um suposto ponto de vista de Karl Marx a respeito da redução da maioridade penal. Qual seria o ponto defendido por ele?
    •A partirde todo o debate levantado em salas e as teorias abordadas, escreva o seu ponto de vista pautado no conhecimento adquirido perante o conteúdo.

    ResponderExcluir