Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A biografia do manifesto

Em 1818, nascia Karl Marx no sul da Alemanha - numa província limítrofe da França, portanto, influenciada pela Revolução Francesa. Indo de encontro com o resto da Alemanha, os camponeses que ali viviam, emancipados das antigas instituições feudais, formavam núcleos da moderna indústria fabril, responsável pelo surgimento de duas novas classes da sociedade capitalista: o proletariado e a burguesia. 
Os ideais do iluminismo francês contavam com muitos adeptos; inclusive com o pai de Marx. O pensador graduou-se em Direito pelas universidades de Bonn e Berlim. Karl Marx fez sua iniciação filosófica e política com os Jovens Hegelianos, levando-o para o estudo da filosofia clássica alemã e da filosofia em geral, tornando-se eixos de sua produção intelectual. 
Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, uma vez que as universidades não aceitavam mestres que seguiam as ideias de Hegel. Tendo mais familiaridade com os problemas econômicos que afetavam as nações, passou a assinar artigos social-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.
Após seu casamento, foi morar em Paris, onde lançou os "Anais Franco-Alemães", órgão principal dos hegelianos de esquerda. Foi neste momento, inclusive, que Marx conhece Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida. Na capital francesa, a produção de Marx toma um grande impulso, mas com opiniões que desagradam o imperador da Prússia, o governo francês é pressionado a expulsá-lo.
Depois de Paris, Marx morou em Bruxelas. Na capital da Bélgica, o economista intensificou os contatos com operários e participou de organizações clandestinas. Em 1848, Marx e Engels publicam o "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista. Neste trabalho, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado. No mesmo ano, expulso da Bélgica, volta a morar em Colônia, onde lança a "Nova Gazeta Renana", jornal com muitos artigos favoráveis aos operários.
Expulso da Alemanha, foi morar refugiado em Londres, onde viveu na miséria. Foi na capital inglesa que Karl Marx intensificou os seus estudos de economia e de história e passou a escrever artigos para jornais dos Estados Unidos sobre política exterior. Em 1867, publica o primeiro volume de sua obra-prima, "O Capital".
Depois, enquanto continuava trabalhando no livro que o tornaria conhecido em todo o mundo, Karl Marx participou ativamente da definição dos programas de partidos operários alemães. O segundo e o terceiro volumes do livro foram publicados, postumamente, por seu amigo Engels em 1885 e 1894.

Alexsander Alves,
Ingressante do Direito Noturno (XXXII, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário