Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sobre o Funcionalismo e fatos sociais

O Funcionalismo é a teoria do sociólogo Émile Durkheim, a qual afirma que todo fato social tem uma função na sociedade e que esta sempre busca um equilíbrio.Como todo fato social é externo ao indivíduo e é internalizado de modo coercitivo, as pessoas não têm liberdade para criar novos rituais sociais por vontade própria, somente transitando entre hábitos criados por terceiros.
Posto isso, percebe-se o quão assustador é o pensamento de Durkheim, pois ele acaba com toda a ideia de individualidade e coloca toda ação como um resultado das pressões sociais.Neste pensamento as pessoas estão presas a uma teia de fatos sociais que regem o modo de agir delas e garantem o equilíbrio à sociedade.
Essa teia leva ao equilíbrio porque cria um padrão , dando uma certa previsibilidade às ações dos indivíduos , por isso que quando alguém foge deste padrão ele sofre coerção para manter a estrutura social criada. Dentre os fatos que compõe esta estrutura estão desde o hábito de usar talheres até o crime ,cuja função seria dar um modo de sobrevivência aos menos abastados.
Os fatos sociais abarcam , portanto, todo tipo de ação na sociedade , desde as mais básicas às mais complexas e todos eles exercem um papel e visam  evitar uma anomia.È ao compreender que as ações sociais são forjadas pela sociedade e não exclusivamente individuais que Durkheim dá sua principal contribuição para o pensamento moderno.

Rafael O. de Miranda 1 ano de direito ( diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário