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domingo, 14 de junho de 2015

A educação e o fato social

O papel da educação no mundo contemporâneo se mostra cada vez mais distante da proposta original de educação. Provinda dos termos latinos "ex" e "ducare", trazer para fora, que significa, metaforicamente, preparar a pessoa para o mundo e a realidade em que vive, a educação de massas como a conhecemos surgiu sob o primeiro Reich alemão, no século XIX, advinda de experiências anteriores, sobretudo na França revolucionária. Ao instituir a educação universal, Otto Von Bismarck, primeiro ministro alemão na época, visava não apenas a universalização da alfabetização e de conhecimentos científicos naturais, mas também a doutrinação ideológica para a construção de um ser humano social, forjado e padronizado para trabalhar nas indústrias da época.
Para Durkheim, esse conceito de forja da personalidade humana desde tenra idade se constitui sobretudo um fato social, uma vez que condiciona, de maneira tanto passiva quanto coercitiva, o comportamento humano em sociedade. A educação como a conhecemos, representada por instituições como a escola e a Academia portanto, para o pensamento positivista, se constitui como fundamental, sobretudo nas sociedades contemporâneas, para a manutenção da ordem e da coesão social.

Túlio Tito Borges - Primeiro Ano Direito Diurno

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