Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Funcionalismo, a Sociedade e a Norma

          Durkheim, considerado pai da sociologia, ofereceu uma base considerável em relação à dialética. Nesse sentido, ele desenvolveu a teoria do Fato Social e do Funcionalismo que representam uma forma de enxergar a sociedade como um organismo em que as ações humanas nunca são realizadas por um vontade individual, mas sim por uma força proveniente do coletivo da sociedade.
           Tal coerção é realizada visando o equilíbrio e a harmonia geral, assim cada indivíduo tem um papel importante na sociedade e qualquer fator capaz de desequilibrar, o sistema, encontrará resistência e reação. Assim, baseia-se o Funcionalismo, uma corrente que delibera sobre a função de cada parte social em relação à totalidade em equilíbrio.
           Dessa forma, não se estuda o indivíduo em si nem se acredita na existência de explicação das formas de agir em um meio abrangido pela psicologia. Toda e qualquer ação ocorrerá de acordo com a função que o indivíduo representa na sociedade. Portanto, deve-se entender, em tal raciocínio, que a violência contra as mulheres, em caso de adultério, ocorre não para punir mas sim por uma influência externa que exige vingança para retornar ao equilíbrio.
            Ademais, o funcionalismo possui vários elementos normativos, dos quais devem ser acatados para a normalidade do sistema. Temos como exemplo: parar o carro quando o farol está vermelho provém equilíbrio, enquanto desrespeitar tal norma traz prejuízo. Portanto, a sociedade funciona como um organismo mecânico que pune qualquer tipo de desvio da regra.

                  Victor Lugan       - 1º ano Direito- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário