Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 21 de junho de 2015

O Funcionalismo de Durkhein e as Profissões do Futuro

           O sociólogo francês, Émile Durkheim em seu livro “As Regras do Método Sociológico” de 1895 se preocupa em analisar o fato social e sua função. Assim, com este proposito em mente, afirma que somente mostrar a utilidade de um fato social não é o bastante, pois isso não explica como ele surgiu e nem como é o que é. Durkheim diz que a explicação do fato social não pode ser vincular exclusivamente à satisfação das necessidades sociais imediatas.  As práticas sócias surgem de necessidades humanas que se vinculam ao ordenamento geral do organismo social. Em outras palavras, o que prevalece não são as vontades individuais, mas sim, a vontade do conjunto.
Um exemplo de como as necessidades do coletivo levam a mudanças internas na sociedade é a divisão e especialização do trabalho. Porque, a medida que a sociedade se torna cada vez mais complexa, com funções mais difíceis, não é mais possível que um único indivíduo consiga controlar todo o processo, obrigando-o a se especializar em determinado área, levando consequentemente a divisão do trabalho. De tal modo que resulte em uma modificação do comportamento coletivo.
Ao longo do tempo, isso se torna cada vez mais perceptível. A necessidade vinda da complexidade trazida pela tecnologia leva a criação de novos postos para funções que antes não tinham  importância. O século XXI novas profissões a todo o instante, como mostra o Jornal Estadão,  que traz em 31 de março deste ano, uma matéria a cerca de carreiras do futuro.  Afirmando, que nos próximos anos o mercado de trabalho exigirá profissionais cada vez mais especializados e capacitados em sua área. Como podemos notar, de acordo com o passar do tempo, as preocupações mudam, e segundo a matéria, o futuro terá foco no envelhecimento da população, na preocupação com resíduos sólidos, na indústria naval e no agronegócio. As novas carreiras são necessárias para certo fins de uma sociedade e não são necessariamente os mesmo de uma outra sociedade em outro período mais remoto. Podemos verificar isso com a lista de profissão feita pelo jornal, sendo elas: Design com foco em inovação, Ciências Atuárias, Gestão de Big Data, Engenharia Hospitalar, Economia Agroindustrial,Sistema de Informação, Desenho de Projeto de Arquitetura Naval, Econofísica, Gerentologia e Gestor de Resíduos. Portanto, antigamente não havia necessidade de se ter um gestor de resíduos porque não havia na sociedade a preocupação com o descarte de materiais. Fica comprovando como já nos afirmava Durkheim que, "a intensidade maior da luta, devida à  condensação maior das sociedades, tornou cada vez mais difícil a sobrevivência de indivíduos que continuassem a se consagrar a tarefas gerais”[p. 82]
Referência Bibliográfica: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,10-carreiras-do-futuro,1661013 

Gabriela Gandelman Torina
1º ano - Direito Noturno
Introdução à Sociologia - Aula 6


Nenhum comentário:

Postar um comentário