Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O Fato Social Durkheimiano na contemporaneidade.

Émile Durkheim, nascido na França em 1858, foi um importante sociólogo e pensador. Criador de várias correntes teóricas, Durkheim foi pioneiro na busca de regras para o método sociológico, garantindo assim, para a sociologia, uma posição de conhecimento científico. Em sua obra “As regras do método sociológico”, o autor apresenta a teoria do “Fato Social” que, segundo ele, “consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.”
Definido como o objeto da sociologia, o fato social consiste em modos de pensar, agir e sentir que realizam uma força coercitiva sobre os indivíduos, fazendo com que os mesmos se adaptem aos preceitos da sociedade em que vivem. Portanto, para Durkheim, as ações de cada indivíduo são influenciadas pelo meio social em que ele está inserido, levando o fato social a caracterizar-se como um ditador da maneira de pensar e agir em sociedade, conduzindo o indivíduo a moldar-se, mesmo inconscientemente, de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade.     
       Como exemplo, pode-se citar a padronização estabelecida pelo “mundo da moda”, que conduz o corpo social como um todo a vestir e consumir produtos de acordo com o que é ditado pelas grandes corporações influentes neste âmbito, sem contar a grande influência exercida pela mídia em tal questão. Em sua obra “As regras do método sociológico, Durkheim diz o seguinte: “Se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem, embora de maneira mais atenuada, os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita”.
Portanto, nota-se a relevância que o pensamento durkheimiano apresenta na construção de uma consciência coletiva no mundo contemporâneo. Apesar de suas ideias e teorias terem sido formuladas no século passado, é perceptível a atualidade da obra de Durkheim e a sua relação com a resolução de diversas problemáticas presentes na sociedade atual.
                                                        

                                        Luís Felipe Oliveira Haddad

                                       1º ano - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário