Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O Fato na Realidade

Émile Durkheim, considerado o pai da sociologia, discorreu sobre a composição da sociedade como uma organização de instituições que desempenham funções específicas e assim proporcionam o equilíbrio. Nesse sentido, os indivíduos estão condicionados a agir quase que mecanicamente para garantir tal estabilidade.
No dia 12 de junho de 2015 veio à tona um assassinato realizado no município de Leme, SP, que exemplifica esse funcionalismo, o marido revoltado com uma suposta traição, uma suposta deserção da função, executou a esposa. Aos olhos de Durkheim, uma coerção externa, um fato social, provocou o crime, uma vez que durante a formação do caráter humano pode ter ocorrido um "bombardeamento", através da mídia, da tradição e do convívio, de tal intolerância ao adultério. Assim, não sendo um sentimento natural e sim um regramento do modo de agir para algumas sociedade.
Ademais, tratando-se do mesmo caso, é possível que uma parcela da população ficasse espantada caso o crime não fosse consumado. Do mesmo modo que ocorreu a coerção imperceptível sobre o marido, outros fenômenos são impostos e determinados por fatos sociais, como andar com roupas, ir à escola e respeitar a hierarquia familiar. Esses, em suas respectivas sociedades, se são enfrentados provocam sempre uma resistência seguida por uma reação.
Victor Lugan- 1ºano de Direito- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário