Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Funcionalismo - Durkheim

Émile Durkheim, considerado o pai da sociologia e também um dos responsáveis por torna-lá matéria acadêmica como a ciência social. Estudioso publicou obras de relevância social, religião, crimes, educação e até suicídio.
Podemos destacar deste grande sociólogo estudo a respeito do funcionalismo, a qual trata a sociedade como algo funcional e interligado,  procurando atribuir a cada instituição da sociedade uma tarefa, ou seja, uma função desta forma,  cabe a cada um cumprir aquilo que lhe foi designado para que caminhe progressivamente.
Este modelo de sociedade pode ser considerado semelhante a um organismo vivo, pois cada órgão, organela, tecido e seus afins têm a sua função na vitalidade do organismo, mas devemos destacar que existem aqueles que desempenham funções mais importantes que  outros, ao passo que, sem este poderia não haver a necessidade daquele, por isso este conceito de comparação é muito criticado.
Em uma análise mais profunda, percebe-se que a sociedade é algo tão complexo que não se pode resumir em apenas funcionalidades entre seus componentes, pois o elemento principal que é o ser humano é o mais complexo e incompreensível ser que existe desta forma o estudo da convivência em coletividade e seu modo de funcionar vai além de meras engrenagens interligadas para que nos toleremos entre si.



                    Lemuel Dias - Noturno 1 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário