Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Função Social e Solidariedade

A área da sociologia chamada de funcionalismo acredita que as diversas partes da sociedade trabalham em conjunto para o seu total funcionamento e estabilidade. De acordo com Durkheim, ele é "um sistema de funções diferentes e especiais que unem relações específicas". A sociedade funcionaria como um organismo, ou seja, cada parte dela, cada instituição tem uma função específica e elas trabalham em conjunto para sua manutenção. É como se cada indivíduo fosse um órgão do corpo humano. Cada um com sua importância e função específica e que juntos, ajudam a sociedade a se desenvolver.
Um elemento importante da ideia de Durkheim é a solidariedade, podendo esta ser mecânica ou orgânica.
A mecânica seria aquela em que as semelhanças são mais importantes, sem muita divisão do trabalho e portanto mais primitivas.
Já a orgânica é aquela baseada em um certo consenso entre todos, com grande divisão do trabalho, especialização de funções e portanto muito recorrente em sociedades mais avançadas.
Estes dois tipos de solidariedade se relacionam pela consciência coletiva, aonde existem sentimentos comuns entre todos e pela consciência individual das pessoas.

Caio Mendes G M Machado - 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário