Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Durkheim: a explicação dos fatos sociais

Vivencia-se atualmente algumas vitórias da chamada “bancada da bala” no cenário politico brasileiro. À luz da teoria de Durkheim pode-se dizer que isso é um fato social. E para compreender sua função deve-se buscar para que eles servem e que papel desempenham, e além disso sua relação com os outros fatos sociais.
Nesse contexto, cita-se a seguir a afirmação do deputado João Rodrigues (PSD-SC): "A indonésia tem 130 pessoas no corredor da morte pelo tráfico de drogas. O índice de homicídios é infinitamente menor que no Brasil. Crimes cometidos por menores são quase inexistentes. Vamos decretar pena de morte no Brasil? Inevitavelmente, é disso que falaremos no futuro"
Diante dessa exemplificação do processo que passamos, se questiona qual a motivação para que ele, assim como alguns de seus colegas políticos estejam se articulando nesse sentido. Pois bem, em entrevista, foi realizada ao diretor de cinema José Padilha a pergunta: "O que dá mais vergonha do Brasil neste momento?”, e ele respondeu: O Brasil perdeu a sensibilidade para o absurdo. A cidade do Rio de Janeiro é a barbárie.”. Ele desenvolve seu raciocínio se referindo ao assassinato de um médico à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas enquanto andava de bicicleta.
Fica evidente então que existe uma demanda da sociedade, em um caráter coletivo, que seguindo uma lógica de “causa eficiente” espera que aqueles que não estão de acordo com a conduta considerada aceitável sejam punidos de maneira exemplar, irradiando os valores e o comportamento que devem ser respeitados.
Desta maneira é constatada a validade da teoria de Durkheim em nossos dias, pois a explicação de um fato social está sempre noutro fato social, nunca em disposições individuais, psicológicas.

Jansen R. Fernandes
1° Direito Diurno
Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário