Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Durkheim e o fato social

          Émile Durkheim foi um filósofo, psicólogo social e sociólogo. Nasceu em 1858, na França. Sua principal forma de estudo era a observação e a análise dos fatos sociais como coisas. Dessa forma a conclusão de seus estudos estaria menos cheias de ideologias pessoais, que poderiam comprometer o exame científico dos fenômenos sociais. Por querer tratar os fatos sociais como “coisa”, foi dado a Durkheim uma característica errônea de preconceituoso.
          Dessa forma, Durkheim, define fato social sendo todo aquele que independe do indivíduo e tem como conclusão o agir da sociedade, de acordo com suas regras. A coerção que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos é uma característica intrínseca desses.

          A moral é um fato social presente em todas as sociedades, mesmos nas mais inusitadas como dentro de um presídio. Este é um local onde estupradores e certos tipos de assassinos têm que ficar em celas separadas dos “presos comuns”, caso contrário, sofrerão as consequências que são ditadas e executadas pelos próprios presos. Além disso, os presos novatos têm que respeitar a hierarquia e as regras gerais impostas pelos líderes daquele presídio ou daquele bloco do presídio. A coercitividade da moral nos presídios toma uma dimensão física, isso por que eles agem de forma violenta. Essa é uma diferença da execução da moral nessa sociedade e das outras. 
Desirrè Corine Pinto
1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário