Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de junho de 2015

Diferentes visões


Na modernidade, uma das concepções mais empregadas pelas sociedades capitalistas é a ideia de individualidade, ser único. Porém, para Durkheim, formas de agir e pensar são moldadas pela comunidade, já que esta dispõe de uma coerção coletiva sobre os indivíduos. Assim, pode-se dizer que nós somos resultados do meio em que vivemos.

Isso tudo se deve às “leis” que uma comunidade cria, pois, quando alguém foge do padrão de “normalidade”, esta está preparada para condenar a pessoa, seja por exclusão social ou até mesmo linchamentos, como se observa em casos de assassinatos de homossexuais pela sua orientação sexual, já que parte da população a trata como uma afronta ao bem social.

Porém, o que acontece muitas vezes, é que não se enxerga além dos sentimentos e valores, isto é, não se enxergam os motivos para alguns casos que ocorrem no cotidiano. Isso se faz evidente na penalização quase imediata de casos em que adolescentes cometem algum delito, sendo que estes podem ter sido fadados a fazê-lo pelas diversas situações que passara; ou até mesmo na condenação de orientais pelos ocidentais, já que ambos possuem diferentes conceitos do que é correto.

Para tanto, o sociólogo Émile Durkheim vai além de Comte, justamente por querer explicar o convívio em coletividade e os mais diversos fatos sociais tal como são. Desse modo, tentando se despojar de valores incutidos em si, além de ter uma visão neutra sobre a realidade.

 
Fonte: Pragmatismo Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário