Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 18 de junho de 2015


Aplicabilidade das teorias durkheimianas
     O sociólogo francês Èmile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico” expõe conceitos acerca dos fatos sociais, que são caracterizados como gerais, externos e coercitivos. Além disso, aborda não somente o significado, mas também explora mecanismos para explicar sua origem e sua função na sociedade. Dessa forma, a função assumida por ele pode ser definida por manter a própria causa da qual deriva, e ainda, está relacionada com o organismo social como um todo, e não apenas com um indivíduo.
        As causas sociais podem ser explicadas como um elemento que explica os fatos sociais a partir das funções que estes exercem no meio social. Com isso, tem-se como exemplo um crime com sua respectiva punição.       
       A partir da leitura das teorias durkheimianas tem-se que alguns elementos são permanentes, como práticas e instituições que estão enraizadas nos indivíduos compondo a sociedade. Sob esse aspecto, o caráter conservador - no que se refere à interpretação desse termo na história brasileira- embora alguns desses “costumes” possam ter mudado seus aspectos externos, seu conteúdo permanece o mesmo. Assim, o racismo ou a discriminação contra o negro decorrente dos humilhantes anos da escravidão, não pode ser visto de forma isolada, mas considerando a ideia de que um fato social está sempre atrelado a um anterior. No caso, tal preconceito mesmo que tido como oculto, ainda persiste.
                                    
http://centraldastiras.blogspot.com.br/2010/10/mafalda-preconceito-racial.html
      O ponto principal do estudo de Durkheim acerca dos fatos sociais que sempre de forma persistente ao longo da evolução humana é a coercitividade do meio sobre ele mesmo. Vivem-se sobre ditames impostos, como exemplo o casamento, que tornou-se algo implícito mesmo que contra princípios pessoais que abominem tal instituição. Cria-se um plano de vida tal qual um fluxograma, isto é, os pontos “passo a passo” para elaborar um projeto final. Como Quino retrata na seguinte tirinha:                                                                                                                                             

          Dessa forma, a aplicabilidade dos conceitos difundidos por Durkheim na atualidade é um mecanismo para interpretar determinados atos humanos, como indivíduo ou como um organismo social.


Gabriela Cabral Roque
1º ano- Direito diurno
Introdução à Sociologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário