Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Visão

 O filme " O Ponto de Mutação", 1990, é baseado no livro de mesmo título, cujo foi escrito por Fritjof Capra. A longa-metragem possui um enredo simples, mas com ideias complexas, no qual durante o filme os personagens invocam intelectuais célebres, por exemplo, René Descartes, Francis Bacon e teorias de Einstein.
 Para uma análise maior do filme é necessário fazer um comentário sobre o senso-comum, cujo tem o costume de aceitar com certa facilidade as ideias dos filósofos que foram referência em certos temas de epistemologia, política, sociologia e etc. De imediato essa atitude já entra em confronto com o método cartesiano pela busca de conhecimento, cujo o próprio Descartes afirmava que o primeiro passo seria duvidar de tudo (sem agir com ceticismo). No entanto, um dos personagens do filme possui opiniões que entra em confronto com o filósofo francês, pois método de René tem um caráter mecanizado de analisar o mundo e os seus problemas, que infelizmente o faz se tornar limitado para investigar o nosso mundo atual.
 Em nenhum momento Descartes é descartado, muito pelo contrário ele foi considerado revolucionário e crucial para humanidade, visto que seu método foi muito útil para o trabalho de Sir Isaac Newton referente a mecânica que se torno um dos principais alicerces da física clássica. Todavia o método cartesiano se tornou limitado para a nossa contemporaneidade, em razão de que a nossa sociedade é muito complexa e, acima disso, ela possui um forte caráter de inter-relações, onde um setor da sociedade ou até mesmo uma única pessoa está interligada com outras áreas e a diversas pessoas, e essas interligadas com outras área e outras diversas pessoas, dessa forma criando uma verdadeira teia de relações.
 O maior problema é que analisando metodicamente apenas um pedaço do problema, estaremos vendo apenas um recorte do quadro, e dessa forma jamais conseguiremos enxergar a obra por completa. Apenas estaremos intervindo e não prevenindo os problemas da sociedade. Portanto é fundamental analisar e ver o mundo como um todo, respeitando sua a natureza e não ignorar as suas interligações, e obviamente utilizar o método cartesiano, pois ele jamais será inútil, apenas está limitado diante do nosso mundo. Nós precisamos é de um novo ponto de vista. De uma nova visão.




  Cauê Varjão
1º Ano - Direito - Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário