Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Uma nova percepção

    O filme "Ponto de Mutação' baseado no livro de Fritjof Capra mostra um diálogo entre três personagens: uma física, um político e um poeta. Eles se encontram numa ilha no norte da França onde existe um castelo medieval chamado Le Mont Saint Michel.  Os três iniciam sua discussão ao contemplarem um velho relógio, onde a cientista defende que as pessoas passaram a tratar a natureza como se essa fosse um relógio, que pode ser desmontado para ser estudado e compreendido individualmente, apresentando assim uma visão mecanicista desenvolvida a partir de Descartes, que reduziu o funcionamento da natureza ao de ma máquina, onde o estudo deve ser feito a partir das partes, logo, o todo ocupa um papel secundário.
     A física, no entanto, conclui que a teoria cartesiana é ultrapassada para o tempo em que vivemos e por isso devemos buscar uma nova forma de compreender o mundo.  Esta seria passar a ver o mundo de uma forma sistêmica, como um todo composto de relações, conexões. Por exemplo, os problemas globais fazem parte de um sistema, sendo lingados, conectados um ao outro, portanto, para resolvê-los de forma duradoura é fundamental considerá-los como tais.
      A necessidade dessa nova percepção tem por causa intima a destruição que as ações humanas causaram no mundo, este encontra-se doente, pois foi dominado, explorado, poluído pelo comportamento capitalista e individualista da sociedade. O planeta está em crise tornando-se de extrema importância uma mudança, uma transformação, uma mutação no pensamento da humanidade, para que esta passe a ver que devido ao fato de tudo estar conectado a ação de cada um reflete e tem consequências para todos.Ponto de Mutação seria então o limite onde se faz fundamental uma nova visão do mundo, para que este possa finalmente ser curado,rompendo com as ideias operantes até então.


                                                                                                                   Mariana M. Carneiro
                                                                                                                            1ºano- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário