Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tudo é uma questão de ponto de vista

Paulatinamente o homem questiona-se sobre tudo o que lhe impacta: profissão, relacionamentos, qualidade de vida, interesses, objetivos e experiências são alguns dos aspectos que causa certa preocupação e curiosidade em conhecer o que é verdadeiro e satisfatório durante toda uma existência nesse mundo.
Mediante a isso, filósofos e pesquisadores que se aprofundaram nesses  questionamentos, relataram diversos modos diferentes de conhecer a verdade e preencher esses “buracos” tão perspicazes. Mas será que algum modo é eficaz e retira essas dúvidas? Será que todos são capazes de enxergar o mundo da mesma forma? Ou cada um é diferente exatamente para propor novos caminhos, e nunca descobrir a melhor forma de saber das coisas?
 Fernando Pessoa, não conseguiu entrelaçar-se a um só caminho de pensamento e criou seus heterônimos, aí está sua tamanha contribuição tanto nos parâmetros da literatura como no ato de construir pensamento. Álvaro de Campos relatava suas visões por um âmbito futurista, a angústia e tédio em meio ao mundo moderno que o ilude como pessoa e profissional.  Ricardo Reis atenta-se para a natureza, a simplicidade das coisas, porém se vê na decadência de tudo isso. E por último, Aberto Caeiro com uma visão atrelado ás sensações e os pensamentos e a essência humana pactuada com a simples natureza.
 Analogamente, o filme Ponto de Mutação retrata essa oposição de pontos de vista e a dúvida constante no que se refere à melhor forma de ver e compreender os sistemas do mundo, a cientista do filme desiludida como Álvaro de Campos acredita na necessidade de uma composição de visões, que é preciso entender o bater de asas de uma borboleta em um determinado local e tempo para assim ver seu efeito e não mais situar-se no cartesiano.
 Novamente põem-se a questão: será que se encontrará a melhor forma do saber ou permutará essas barreiras as quais podem ser aí a graça de existir como racionais? Tudo depende do ponto de vista.

Ana Caroline Gomes da Silva, 1º ano Direito noturno





Nenhum comentário:

Postar um comentário