Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Status quo e positivismo

          A sociedade brasileira é preconceituosa e avessa à cor da pele e posição social. A teoria da filosofia positiva de Auguste Comte se encontra atual para explicar o porquê de tal comportamento. Comte em sua obra tenta concretizar as ciências sociais com princípios equivalentes, no que tange a sua imutação e atemporalidade, as regras que regem as ciências naturais (Química, Física, etc.).  Baseado em suas palavras, podemos observar como o status quo que define a classe privilegiada de uma nação, ou a história dela, pode proporcionar a aversão dita.
          No Brasil, país formado e controlado em um primeiro momento por oligarquias que pretendiam se manter no poder e  fazer a manutenção deste, com grande descaso frente à massa miserável da população, ainda hoje, em pleno século XXI , demonstra  desconforto e  estranhamento com a ascensão social da classes historicamente desprivilegiadas, como os afrodescendentes, em que estes passam  a ocupar uma posição de cidadania  mais efetiva e têm seus direitos efetivados  ,ao menos em parte,  como o acesso a educação superior de forma mais justa e ampla por meio das cotas, garantido . Este exemplo, que no futuro acarretará na ascensão sócio-econômica destes indivíduos outrora condenados, a certo pessimismo no que se refere a suas perspectivas de vida e de seus descendentes, transforma o status social vigente e costumeiro, com o acesso a educação elitizada do estado brasileiro de forma mais democrática.

          Comte trata o meio social regido pela necessidade da ordem para o progresso, e do progresso para a ordem como em: ‘’ para a nova filosofia, a ordem constitui sem cessar a condição fundamental do progresso e, reciprocamente, o progresso vem a ser a meta necessária da ordem’’(Comte, A. Discurso sobre o espírito positivo, pg. 69). Pode-se dizer que em nossa sociedade, este medo para com a mudança da ordem vigente, é de natureza positiva, pois para Comte, a ordem deve ser mantida e a não manutenção desta leva a um caos, o qual deve ser evitado por meio de restrições. Em nosso país, caminha-se a passos, mesmo que de’’ tartaruga’’, para mudar a atual condição de seus habitantes historicamente explorados. Esta ‘’revolução silenciosa’’ faz muito barulho nas classes abastadas, pois muda o panorama social do ambiente brasileiro de forma lenta, mas de forma positiva, estabelece novos padrões de ‘’status quo’’, delimitando uma nova ordem.

                                                                                                                             Rafael Cyrillo Abbud
                                                                                                                              1º Ano Direito Noturno.

Um comentário:

  1. Esse a artigo é uma mera demonstração de desinformação e mentira perpetuada pela esquerda marxista dos nossos meios acadêmicos,afirmar que o positivismo é culpado pelo racismo da sociedade brasileira é desconhecer a história e destorcer a verdade,coisa tipica dos socialistas/marxistas,o positivismo combateu a escravidão e a desigualdade social,é do positivismo a criação e a defesa dos direitos dos trabalhadores e quanto a querer afirmar que o lema ordem e progresso é a defesa do status quo demonstra no mínimo que nunca leram toda a obra de Agusto Comte,e o caluniam.

    ResponderExcluir