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sexta-feira, 15 de maio de 2015

Social positivismo
Constantemente ouvimos de nossos professores o discurso de que um jurista é muito mais que um aplicador da norma, ele não deve se basear somente nos códigos e ter uma visão somente positiva (pautada nas leis positivas, efetivadas, transcritas) do Direito. Porém, é muito difícil nadar contra a corrente, principalmente quando se considera a lógica capitalista que pauta a vida mundial hoje e que força a universidade a preparar seu graduando para o mercado de trabalho e infelizmente esse mercado exige trabalhadores que não saibam contestar, que não tenham uma opinião crítica e que por fim se atenham basicamente ao lado positivo do ensino jurídico.
               Num grupo de extensão da UNESP Franca, foi proposto como pauta de estudos desse semestre o ensino jurídico. A partir dos poucos encontros/discussões que tivemos, além dos textos que nos foram propostos, pude concluir o quanto ainda somos encaixados nesse tipo de ensino e de certa forma forçados a ainda se ater a esse lado mais positivista do Direito, mesmo tendo maior espaço para disciplinas propedêuticas. Dessa forma, para nós, que já estamos considerando o Direito como algo muito maior que a norma, se torna essencial a busca por grupos de extensão que fomentem discussões como a proposta acima.
               Ainda, durante uma palestra com ex-alunos que tivemos (essa quarta-feira, dia 13 de maio), todos presentes reforçaram a ideia de não se deixar esvaziar essa nossa visão “propedêutica” da matéria; essa visão mais social, que trata do Direito não como uma física social ou puramente como uma ciência, com outras palavras nos foi pedido para aliarmos ao método rigorosamente científico a visão do ser humano, a visão social e assim conseguir enxergar de forma mais completa as normas e poder de forma crítica analisá-las e até quem sabe mudá-las, procurando dar mais voz e importância a uma parte ignorada pela maioria dos juristas e universidades atuais.


Tiago de Oliveira Macedo – 1º ano Direito diurno – aula 4 

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