Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 5 de maio de 2015

Realidade Necessária

     O filme "Ponto de Mutação", baseado na obra homônima do físico Fritjof Capra, apresenta a discussão entre uma física, um político e um poeta. Durante o debate, um dos personagens tem a seguinte fala: "A realidade... Quem precisa dela?".
     Contudo, percebe-se que para vários filósofos, a realidade é o ponto de partida de seus estudos tomando como base a análise desta. Tanto que Descartes afirma que a razão é a capacidade de apreender o que estamos observando pelo pensamento, ou seja, a aptidão de captar a realidade por meio do pensamento é o que define a razão.
    Enquanto que Bacon reconhece a importância da razão, porém defende que a experiência, a observação são essenciais para o alcance da razão. Dessa forma, apreende-se que a realidade é o fator chave que conduz à razão demonstrando a tamanha relevância daquela.
    Logo, o poeta, presente no filme "Ponto de Mutação", ao proferir a referida fala, desconsiderou os pensamentos de diversos intelectuais, tais como Bacon e Descartes. Entretanto, ao analisar o contexto da fala, pode ser percebido um tom irônico dito pelo personagem uma vez que os outros dois protagonistas, a física e o político, estavam em uma discussão filosófica acalorada com crescente tensão. Com isso, o poeta declarou a fala como uma descontração. Se for analisado, com teor literal, pode ser percebida uma dúvida de quão realmente é necessária a realidade, respondida por Bacon e Descartes.
     Em suma, a realidade composta pela sociedade em que vivemos, pelo contexto histórico etc., tem fundamental importância para diversos filósofos visto que a observação desta é relevante para elaborar ideias e para guiar-se à razão.


Camila Migotto Dourado
1º ano - Direito diurno
Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário