Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Positivismo e Brasil

O pensamento positivista teve grande influência na história brasileira, tanto que bandeira de nossa nação possui o lema “Ordem e Progresso”, ideias presentes na teoria de Augusto Comte. Mas quais seriam as consequências dessa inspiração?
O que pode ser considerado benéfico foi a revolução política que esse pensamento causou. Isso porque uma de suas ideias inovadoras é a de que as ciências humanas, a semelhança das exatas, precisam trazer soluções práticas para a sociedade. Isso deve ocorrer a partir da observação e formulação de regras gerais que regem o mundo, considerando o que é normal, e portanto passível de regulamentação. Esse caráter extremamente descritivo também deveria ajudar na formulação de mecanismos de controle da sociedade. Essa nova abordagem rendeu frutos: motivou muitos a lutarem pelo fim da monarquia no Brasil, por acreditarem que isso seria melhor para a sociedade.
Por outro lado, o caráter pragmático que essa filosofia possui acaba por ignorar a essência dos fenômenos, algo que pode ser muito mais importante e eficiente na resolução dos problemas da humanidade. Com essa premissa, há brechas para a sustentação de regimes autoritários como a ditadura militar, visto que a manutenção da ordem passa a ser uma justificativa para a repressão.
Assim sendo, a obra de Comte deve ter seu valor reconhecido, ainda que alguns grupos atuais critiquem veementemente seu conteúdo, e a existência da Igreja Positivista não ajude a exemplificar a importância desse pensamento.


Jansen R. Fernandes
1° Ano Direito Diurno
Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário