Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Os princípios de Comte

Auguste Comte viveu em uma época conturbada em que se alternavam  regimes despóticos e revolucionários na França, levando-o a procurar resposta a este estado de ânimos. Combinou  elementos de pensadores anteriores e contemporâneos- Bacon, Descartes e Galileo - ,resultando no positivismo.Classificou o  conhecimento humano em três estágios evolutivos: o teológico, o metafísico e o positivo.Este seria  o mais avançado , radicalmente oposto aos anteriores. O positivismo fundamenta-se na vinculação dos fenômenos naturais , através de aplicações práticas, descartando suas origens, orientando os homens a agir para modificar a natureza.
Comte classificou  as ciências naturais em cinco ramos: química, física, biologia,astronomia e ciência social, todas   como órgãos de um sistema, cujo corpo seria a Filosofia Positiva. Para isso, defendia a união e o desenvolvimento equilibrado de todas elas. Uma não poderia se desvincular das demais para que todas pudessem se aperfeiçoar individualmente, .preconizando, assim,  uma  reforma educacional .
Criar-se-ia uma nova especialidade  atuante nas generalidades científicas, buscando descobrir as relações e os encadeamentos entre os mencionados ramos , resultando em  universalidade e numa doutrina,não una, mas  homogênea.
Para Comte, a ciência social era  justamente o elo mais frágil dessa corrente, uma vez que esta ainda estava sob influência, ao contrário das demais, dos estágios evolutivos anteriores ao positivo.  Sendo assim, sistematizou a Sociologia, acreditando que a crise social de sua época  era resultado de um estado de anarquia intelectual,em que as inteligências individuais divergiam pela aplicação simultânea das três filosofias- teológica,metafísica e positiva-,radicalmente  incompatíveis. Similarmente às  outras ciências,  buscou leis invariáveis para impor uma organização social e política baseada na ordem e  progresso.
Essas leis invariáveis foram encontradas em algumas instituições já presentes no Estado, que o mantinham coeso, como as normas ( conduta: o Direito é um ente positivista ), o trabalho(fator de equilíbrio), a família ,escola,as forças armada e outros.
Para Comte, a liberdade individual deveria ser renegada em benefício do todo, do equilíbrio social, onde cada indivíduo teria sua função social.  Na felicidade positivista, o Bem Público sobrepõe a felicidade pessoal  A solidariedade é o centro da organização social. A experiência positiva substitui a moral católica pela  humana.
Comte teve grande influência no Brasil e em toda sociedade industrial do início do século passado.  Muitos têm os princípios de  Comte  como conservadores e retrógrados. Qualquer análise nesse sentido seria leviana, pois têm   de ser considerados  as circunstâncias e o momento histórico  . Assim como defendia  o equilíbrio do desenvolvimento  entre as ciências como órgãos de um sistema saudável , Comte, assim como Descartes e Bacon, não imaginariam que o domínio do homem sobre a natureza, por exemplo, poderia trazer  profundos desequilíbrios Não imaginavam a Física Quântica sobrepondo a Mecânica  e outras inúmeras variáveis ,assim como todo o desenvolvimento tecnológico e social , que surgiram  graças TAMBÉM  aos seus métodos e princípios. 

Eduardo S Guercia- Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário