Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O positivismo na sociedade contemporânea

       Auguste Comte foi um importante filósofo francês. Colaborou no estabelecimento de uma ciência social, a sociologia, que seria uma forma de constituição das demais ciências. Fato curioso é que ele está muito presente em nosso dia a dia: a bandeira brasileira estampa um lema do Positivismo, corrente filosófica fundada por Comte.
      Ordem e progresso andam juntos para o pensador francês, pois não há um sem o outro. Através desse pensamento, fica claro que o sujeito, ao ir contra a ordem positivista, necessita ser combatido, pois consequentemente é contra o progresso de sua sociedade. Um exemplo da influência desse ideal no mundo contemporâneo é o Código Penal brasileiro, bastante arcaico, que estabelece como crime a “vadiagem”, ou seja, incrimina o ser social que está à margem do sistema (sem moradia, família, trabalho, instituições fundamentais à sociedade, segundo Comte), e que deixa de contribuir, portanto, para o progresso da nação.
        Apesar de uma enorme cooperação para a sociologia, Comte já não é compatível com o mundo atual, pois ao concluir que tudo aquilo fora do “normal social” vai contra a ordem, ele não considera parcelas da sociedade que necessitam de atenção e solução imediata para seus problemas.

Arthur Augusto Zangrandi
1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário