Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de maio de 2015

O Positivismo e a ordem

    Augusto Comte foi um filósofo francês, fundador do positivismo, a física social, que visa estudar a ciência social, esta tendo como objeto de estudo a sociedade. O positivismo busca a ordem e o progresso, de forma metódica e empírica, caracterizando a ciência social em desenvolvimento.
    O filósofo teoriza que o conhecimento passa por três estágios, necessários para amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo: o teológico, relacionado ao conhecimento proveniente de divindades, agentes sobrenaturais, que agem arbitrariamente sobre os fatos do mundo; o metafísico, na qual os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas, que são capazes de elas mesmas desencadearem os acontecimentos do mundo; e, por fim, o positivo, último estágio da construção do conhecimento, no qual é abandonada a procura da origem e do destino das coisas, mas sim a explicação de fatos concretos, a relação entre fatos específicos e gerais, a partir da observação do real (compreender o mundo para mudar o mundo).
    Ao estudar a sociedade a partir desses preceitos, questiona-se: o que é regular, correto na sociedade? Na busca pela ordem, progresso e equilíbrio da sociedade, o que é válido é aquilo que garante seu correto funcionamento, como a ética, moral, valores e instituições. Aquilo que quebra os padrões pré-estabelecidos, classificados como “normais”, é visto com maus olhos; a exemplo da não aceitação da quebra dos padrões de gêneros, que ainda tem muita expressão nos dias atuais, pois por muitas partes da sociedade,  a variedade na questão de gênero e sexualidade é vista como uma quebra do equilíbrio na sociedade.

Júlia Veiga Camacho
1º ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário