Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Ponto de Mutação

O filme Ponto de Mutação mostra o encontro de três pessoas em discussão sobre condições físicas da Terra, das relações entre os homens, da mediação do conhecimento na sociedade e da necessidade de uma nova visão de mundo, visto que a humanidade passa por uma grave crise de percepção.
 Descartes criou o pensamento mecanicista, sendo a natureza, uma máquina que poderia ser desmontada para ser compreendida e Isaac Newton ainda teria contribuído com o pensamento cartesiano quando formulou as leis do movimento na física, que influenciou as artes, a política e toda a sociedade.

O que Descartes não previu, é que o homem, sendo parte da natureza, precisa estar ligado em algo, precisa se relacionar em sociedade para sobreviver, não podendo ser analisado de forma isolada. Por conseguinte, ao analisar a natureza, também deste modo, como propõe o francês, lhe causa grande dano, pois é a correlação de todos os elementos presentes no universo que pode fazer com que ele se mantenha sozinho, sem intervenção alguma. 
O filme diz que a essência da vida é a auto-organização para utilizar todas as potencialidades que o sistema possui e que não se evolui no planeta, mas com o planeta. Por fim, o poema de Pablo Neruda representa uma metáfora sobre o que vidas dos personagens representavam diante das ideias que se propuseram a pensar. O poema junta a teia de relações que é a humanidade.
O discurso do filme é uma realidade ainda hoje. As pessoas recebem tudo pronto em suas mentes e não percebem que todas as coisas criadas pelo homem podem e devem ser moldadas. Precisam pensar com maior relatividade a mediação do conhecimento diante de todas as descobertas que são impostas e modificam seu modo de agir na sociedade, que é parte de uma nação, parte de um continente, interligados a um sistema maior, toda a humanidade.

Gabriela Melo Araújo
1ºano - Direito Noturno
Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário