Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Efeito Borboleta

"O bater de asas de uma borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez, provocar um tufão no outro lado do mundo". Esta frase da cultura popular define o chamado "Efeito Borboleta" que, em resumo, define a ação que uma pequena ação de uma parte do todo pode desencadear uma ação gigantesca. O pensamento sistêmico pode ser relacionado com esta teoria: todo sistema é composto por partes, e estas partes relacionam-se direta ou indiretamente, cada uma exercendo influência sobre as demais.
Nós, seres humanos, somos uma pequena parte da grande teia formadora do grande ecossistema terrestre. Apesar de sete bilhões ser um número assustador para muitos, não se equipara, por exemplo, ao número de insetos existentes. Não resta dúvida, para os cientistas, de que estes animais - que apresentam de 5 a 10 milhões de espécies -, representem, por si só, um número de indivíduos superior ao de nossa própria espécie. 
É um pensamento extremamente egoísta acharmo-nos donos deste planeta e ignorarmos nossos parentes que coabitam conosco esta grande Casa e fazermos dela o que bem entendermos. É muita mesquinhez olharmos somente para nosso desejo de consumo desenfreado sem olharmos para as pegadas ecológicas que estamos deixando nesta rápida caminhada sobre o solo terrestre. Somos borboletas, e isto é certo. Contudo, nosso bater de asas está balançando toda a teia ecológica de nosso planeta.
Contemplemos o todo. Sintamo-nos parte deste todo. Mudemos nosso pensamento e ajamos antes de termos de remediar. Nossa cultura de descarte ensina-nos a usarmos tudo indevidamente pois o desperdício é fácil e cômodo. Lembremo-nos que somos parte - ainda que pequena - do grande Ciclo da Vida. Nossos filhos e netos também serão parte e usufruirão do que deixaremos de herança. 
É chegado o Ponto de Mutação, em que mudamos nossa maneira de enxergar, compreender a realidade à nossa volta, sentindo-nos parte, e não todo, e assumirmos nosso papel neste mundo, agindo de forma a garantir nosso futuro, bem como o da nossa grande teia de interdependência.

Hiago A. Cordioli
Texto sobre "O Ponto de Mutação"
1º Ano de Direito - Período Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário