Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O abandono da metafísica


   A corrente filosófica filosófica do Positivismo foi idealizada pelo francês Auguste Comte. Conhecido como a ideologia do progresso, o Positivismo busca a observação e explicação útil e pontual dos fenômenos. Acreditava-se que a reclassificação das ciências segundo o seu grau de complexidade seria capaz de ajudar na compreensão da humanidade. Sendo assim, deixava-se de lado a Metafísica e a Teologia.
    Os seguidores de tal corrente abandonaram progressivamente as questões de caráter metafísico e que tentavam explicar fenômenos externos, como por exemplo a famosa indagação “de onde viemos?”. Ao invés disso, buscava-se explicar questões mais práticas na vida humana, como as relações sociais.
   Tal corrente filosófica influenciou muito os pensadores brasileiros, e suas idéias ainda podem ser notadas em nosso sistema político e educacional. No Brasil, por exemplo, os escritos dos naturalistas Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia possuem diversos indícios positivistas. 
    Além disso, a instalação da República no Brasil foi obra de pessoas com pensamentos postivistas e o escrito em nossa bandeira segue o lema de Comte  ''amor como princípio e ordem como base; progresso como objetivo”. Apesar dessa aceitação do Positivismo no Brasil e Europa, tal linha de pensamento foi muito criticada pela tradição sociológica e filosófica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.
 

Sofia de Almeida Antunes
1° ano
Direito - noturno

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário