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quinta-feira, 7 de maio de 2015

No filme Ponto de Mutação, de Berntfundou Capra, debate – se as relações entre os pensamentos e as ações humanas de diversas perspectivas, bem como o alcance dessas ações. Nos diálogos entre as três personagens, é possível observar fatos a partir de diferentes pontos de vista – político, físico e literário.
Essa interligação feita entre as diferentes visões tem como objetivo demonstrar a importância da interligação entre as diferentes formas de conhecimento. Consoante a crítica do filme ao método cartesiano, é possível fazer, nesse aspecto, um paralelo com a teoria de Comte: na filosofia positivista, seria buscado o conhecimento único, sendo as separações meramente artificiais, diferentemente do sistema de ensino europeu que trata o conhecimento de forma modular.
Esse problema fica evidente no sistema educacional atual, no qual os programas interdisciplinares são raros e geralmente mal compreendidos. No filme, a "Teoria dos Sistemas" corrobora com a filosofia positivista de Comte, defendendo um sistema todo interligado de conhecimento - na contra mão do que propunha Descartes, segundo o qual o objeto de estudo deveria ser pormenorizado para que fosse compreendido.
É importante ressaltar que a contraposição entre as visões de Descartes e Comte não traz como consequência uma ideia vitoriosa. Considera - se que o pensamento cartesiano não se adequa mais para a compreensão do mundo moderno, mas o valor de sua teoria para o desenvolvimento do racionalismo em pleno século XVII é inestimável - em sua obra, o próprio Augusto Comte elogia Descartes ao falar em sua abrangente contribuição para a matemática com o Plano Cartesiano, gerador também de teorias filosóficas. Da mesma forma, é perigoso tomar as teorias positivistas como verdades absolutas, mesmo considerando a pertinência da defesa de Comte acerca da educação.
Com o filme é possível concluir que a modularização do conhecimento não só é prejudicial, como puramente teórica: não é possível aplicar um conhecimento sem considerar suas relações com as demais formas de conhecimento, sendo todas elas instrumentos entre si. 

Heloisa Areias
1o. ano de Direito diurno.

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