Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Necessário para solucionar, prioritário para evoluir

O Filme “Ponto de Mutação”, dirigido por Fritjof Capra, tem como foco principal a argumentação de um candidato à presidência dos Estados Unidos, um dramaturgo e uma cientista acerca da percepção de mundo que o homem possui, proporcionando um questionamento sobre a interferência que uma ação provoca em relação ao meio ou a outrem.
Nesse sentido, a cientista, Sônia, expõe suas ideias buscando refutar o método cartesiano, mecanicista, desenvolvido por Descartes, no qual as ações humanas são analisadas minuciosamente e fragmentadas, sem uma interligação. Dessa forma, Sonia utiliza sua experiência no ramo da Física e discorre sobre a necessidade de analisar o objeto de estudo como um todo e considerar que tudo aquilo que o homem faz desencadeia uma consequência na sociedade.
Como exemplo básico existe a questão da subsistência encontradas em países não desenvolvidos. Tal situação ocorre não apenas por uma questão de incapacidade do Estado em fornecer os recursos básicos para o desenvolvimento, visão possivelmente suscitada na concepção mecanicista, mas analisando o problema como um todo é possível indicar a presença de dívidas externas com países ricos, capazes de impedir o investimento na infraestrutura.  
Assim, a fragmentação dos fenômenos, incentivada por Descartes, expõe a consequência dos problemas, impossibilitando a extinção deles. Portanto, deve-se buscar uma solução analisando as verdadeiras causas, fato que só será possível através de uma análise do corpo total que compõe a problemática.
                                Victor Lugan R. Chen - 1º ano de Direito- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário