Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Muito além de Descarte

O filme ‘’ ponto de mutação’’ dirigido por Bernt Amadeus Capra e inspirado na obra de mesmo nome do escritor Fritjof Capra, seu irmão, acompanha a discussão de três personagens: uma cientista, um politico e um professor de literatura (poeta) acerca da construção cartesiana do conhecimento. A partir de diversos pontos de vistas, o filme transmite para o espectador sua mensagem a respeito do pensamento cientifico desenvolvido pela humanidade desde Descartes no século XVII até o presente e mostrando seus reflexos na atualidade.

Dessa maneira, Sonia Hoffman (Liv Ullmann) uma cientista desiludida com seus trabalhos acadêmicos que acabam sendo usado para fins bélicos, Jack Edwards (Sam Waterston), um politico americano recém-derrotado na eleição para candidato a presidência dos Estados Unidos que se encontra em conflito com seus próprios ideais e sua noção de mundo e de si mesmo. E por último Thomas Harriman (John Heard), um poeta que passa por uma crise de meia idade e por isso se isola do mundo urbano (Nova Iorque) para uma ilha francesa o Monte Saint-Michel. Nesse espaço, o politico convidado pelo poeta a passar uma temporada em sua casa encontra com a cientista, travando, nesse contexto, o dialogo reflexivo que permeia toda a ideia central do filme.

Em uma das cenas do filme, a cientista critica a postura cartesiana de enxergar o mundo. Para ela, separar o problema em diversas partes, e analisar os fatos dos mais simples aos mais complexos é uma forma equivocada de se pensar e resolver problemas cientificamente. Ela acredita que não podemos nos distanciar do objeto de análise, já que estamos inseridos na dinâmica de estudo, pois somos parte da natureza e por isso influenciado pelas relações nela existentes. Há uma conexão entre os problemas, resolver um pode provocar o surgimento de outro.Para isso, compreender essas relações e conectar aos fatos envolvidos é de extrema importância para a resolução de nossos problemas. Enfim, pensar diferente é também pensar em um mundo completamente novo, sem restrições cartesianas.

Portanto, o filme nos evidencia os dilemas e as consequências do pensamento de Descartes e como seus posicionamentos filosóficos influenciam até hoje a cultura ocidental moderna. No final do filme, percebe- se a despedida de todos os personagens, cada um seguindo seu rumo, pensando e analisando as questões ali discutidas, porém sabendo que a vida é muito mais profunda e intricada que Descartes imaginava ser.

Arthur Resende
1º ano - Direito noturno

Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário