Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Em " O Ponto de Mutação", Fritjof Capra articula um intenso debate entre três metodologias distintas de raciocínio: o político, o poeta e a cientista.


Partindo do isolamento de uma construção medieval localizado na Ilha de Saint Mitchel, as personagens buscam, sob óticas distintas, a realização de seus objetivos bem estruturados e , de certa forma,egoístas.

Utilizando-se desse cenário, o autor produz um diálogo entre as personagens que, passando por inumeros pensadores incluindo Descartes e Einstein, apresenta ao público diferentes percepções de uma mesma realidade e momento.

Por fim, Fritjof Capra conclui que o desenvolvimento salutar da sociedade está intimamente ligado à sustentabilidade. Metaforicamente, o autor denomina essa faculdade de atingir o progresso de forma sustentável como sendo uma energia feminina guiadora da humanidade, ao passo que a força cruel e dominadora presente no ser humano se trata de uma energia masculina. Portanto, Capra salienta a necessidade de uma mudança na forma de buscar os objetivos.

 

Lucas Rezende de Melo 1º Noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário