Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

E se o Positivismo não for tão positivo?


Mediante uma época de diversas transformações socioeconômicas, entre o final do século XVIII e o início do século XIX, origina-se a filosofia positivista. No contexto em que se encontrava, Augusto Comte vivenciou a desfragmentação social e a desordem moral decorrentes da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, levando à sua preocupação com os problemas sociais e ao início de uma análise metodológica e sistemática da sociedade.
 Opondo-se à filosofia tradicional, abstrata e metafísica, por vislumbrar a realidade, a filosofia positiva busca a interpretação e compreensão da sociedade para uma possível intervenção, com o diagnostico de seus problemas. É uma ciência atual e de ação, assim como a baconiana. Em seu resumo de “saber é poder”, Comte propõe uma nova relação entre conhecimento e influência, onde o poder espiritual passa a ser exercido por cientistas e sábios, não mais por religiosos, assim como os industriais detém o poder material.
 Ideais propostos pela máxima positiva: “Amor por princípio, ordem por base e progresso por fim”, onde há a defesa da ordem como condição inerente ao progresso, foram fontes de influência inclusive ao Brasil, em seu lema da bandeira “Ordem e Progresso”, bem como garantiram ao positivismo o título de conservador.

Em sua referência ao sistema solar Newtoniano como reflexo de uma sociedade ideal (por representar instituições e indivíduos em lugares específicos, exercendo suas “devidas funções”), Comte estabelece conceitos que ainda permeiam o pensamento contemporâneo, como a relutância popular à questão homossexual (onde o indivíduo é discriminado pois deixa de cumprir sua suposta “função” positiva na sociedade de reprodução): casos que exemplificam como a assimilação de ideais positivistas podem cumprir papéis prejudiciais ao bem comum social.
 Além de progressos científicos obtidos, alguns de seus conceitos extremistas não assimilam a conjuntura cultural e social de uma questão, propondo questionamentos sobre a balança favorável do positivismo na sociedade contemporânea.

Alice Rocha - 1 ano Direito Noturno



Nenhum comentário:

Postar um comentário