Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de maio de 2015

Durkheim e a Ciência da Sociologia

O grande pensador Émile Durkheim nos deixou como legado, entre muitas outras importantes contribuições, o questionamento do método sociológico comum em sua época. Isso porque ele percebeu que a sociologia dava seus primeiros passos, mas ainda estava muito ligada a ideologias. Ele compreendia que para ela se tornar uma ciência, os sociólogos precisavam se desprender de preconceitos, noções preestabelecidas e, utilizando um método racional analisar seu objeto de estudo, formulando teorias a partir das evidências.
Nesse aspecto ele se aproxima das ideias apresentadas por Francis Bacon, no Positivismo, que exaltava o uso da razão para se fazer ciência. No entanto ele reconhece que esta tarefa é árdua, pois o estudioso e o objeto possuem a mesma natureza, sendo possível,ou mesmo provável, que a análise sofra influências que impossibilitem um diagnóstico preciso.
Afim de que o estudo obtenha o melhor resultado possível, ele escreve As Regras do Método Sociológico, explicando com detalhes o que ele entende ser um método racional e válido para o estabelecimento de uma ciência sociológica.
É importante destacar que ele fornece uma definição do objeto de estudo: o fato social, algo que seus antecessores e contemporâneos ignoravam, e que ele não mede palavras para criticá-los.
Desta maneira Durkheim contribuiu para o estabelecimento da ciência da Sociologia e nos ajuda a refletir sobre os acontecimentos ao nosso redor.
Jansen R. Fernandes
Direito Diurno - 1&ordmano
Introdução à Sociologia -  Aula 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário