Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Divagações da madrugada

  Foco. É disso que eu preciso agora. Foco. Mas o que fazer quando a sua mente continua a divagar? Indo até as mais diversas questões do mundo, tanto do passado, quanto do presente e do futuro. Ao deitar minha cabeça no travesseiro, todos os problemas, não só os meus , mas os do mundo também me assolam e preocupam, levando-me a tentar encontrar soluções para esses, entretanto, eu não as encontro. E perguntas continuam a me consumir: Como encontrá-las? Uma única pessoa pode acabar com esses problemas? Quantas pessoas são necessárias para mudar o mundo?
  É necessário ajuda, mas de quem? Os pensadores do passado sempre pareciam ter ideias e métodos para solucionar problemas, talvez eles pudessem me ajudar com todas essas questões. Descartes e Bacon, com seus métodos, enfocando o racional e a experiência, estudariam cada face de um problema por vez, mas me pergunto se por esse modo chegaria um dia em que os problemas estariam resolvidos ou se isso é só uma solução temporária, com esses problemas voltando para nos assombrar.  
  A ajuda também pode vir de pensadores modernos, um exemplo é Fritjof Capra que em sua obra O Ponto de Mutação nos apresenta um pensamento mais recente, que, ao contrario da visão cartesiana e mecânica, foca no todo e em todas as relações existentes. Por meio desse pensamento, os problemas não seriam analisados uma parte por vez, mas tentaria se achar uma solução que englobasse todos os problemas. No filme de mesmo nome, há a presença de uma física que ao defender esse modo de pensar discute que, para que esse método entre em prática, seria necessário mudar a percepção de todos.
  Depois dessas minhas divagações, mais perguntas surgem à mente. Qual o melhor método para melhorar o mundo? Existem outros métodos? Como utilizá-los? Eles irão funcionar qualquer que seja? Assim, o sono fica ainda mais difícil de ter e as ânsias e preocupações não se acalmam. Talvez as respostas para essas perguntas nunca cheguem a mim, mas não significa que pararei de tentar achá-las. E assim a minha vida segue cheia de questionamentos, mas sempre ganhando conhecimento no caminho. 

Paula Santiago Soares
1º ano Direito - diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário