Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Comte e Brasil

Apesar de bastante criticado, o Positivismo é muito presente na sociedade brasileira, principalmente após o advento da República em 1889, que foi instaurada pelos militares, os quais perduraram por certo tempo no poder (1889-1894) e também recebiam grande influência das ideias de Augusto Comte.

A interferência do positivismo é nítida até mesmo na bandeira nacional que apresenta duas das palavras máximas dessa filosofia, ou “física social”: “ordem e progresso”. Assim, para Comte, deve haver uma organização completa da sociedade, tal como uma estruturação intelectual das ideias e costumes (ordem) da sociedade para que essa prospere (progresso).

Exemplo dessa influência é a criação da USP e SENAI sob o governo de Getúlio Vargas, que possuía ideais tenentistas, a fim de estabelecer uma norma em que cada parte da comunidade exerça seu devido papel social: alguns com capacidades de administrar e exercer funções intelectuais; outros com capacidades de vender sua força de trabalho.


Ademais, pode-se ver nos discursos de alguns políticos a ânsia de atender o que seria uma “ordem natural” da sociedade ao tomar posicionamentos conservadores, contrariando a pluralidade de orientações sexuais e sendo fervorosos defensores dum modelo patriarcal. Dessa forma, constroem-se muitos preconceitos que percorrem pela sociedade brasileira, além de tornar o Positivismo uma filosofia demasiada anacrônica para variadas questões do modelo plural que constitui o Brasil e o mundo.

Gabriel G. Zanetti - Direito Noturno

Um comentário:

  1. Mais um artigo em que se percebe que o autor nunca leu nenhuma obra de Augusto Comte e apenas repete as besteiras e calunias criadas pelos meios acadêmicos socialista/marxistas,onde desinformar e manipular os fatos são palavras de ordem na cartilha da militância de esquerda; Em primeiro lugar não ha no positivismo a pré-determinação de que cada um tem o seu lugar como se insinua no artigo,pelo contrário o positivismo defende a educação gratuita,laica,científica e humanista para todos homens e mulheres para que cada um mude sua vida para melhor como quiser,por seus méritos,sem a tutela do estado; Em segundo lugar não ha no positivismo nenhuma orientação conservadora ou patriarcal,isso são calunias dos socialistas/marxistas,pois o positivismo defende a liberdade de opinião,a livre consciência,livre iniciativa,liberdade de imprensa,direito a propriedade,direito a legítima defesa,direito dos trabalhadores,pois a defesa dos trabalhadores por meio de leis é uma bandeira do positivismo,porque no socialismo/marxista o trabalhador não tem nenhum direito,muitas são as defesas que o positivismo faz da sociedade entre elas a pluralidade e isso incomoda a militância de esquerda que estão instalados em nossas escolas e universidades.

    ResponderExcluir