Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de maio de 2015

Abordagens do positivismo de Comte

            O positivismo é uma corrente que surgiu no século 19 com os estudos de August Comte e Émile Durkheim, os quais foram os primeiros sociólogos, cientistas dos fenômenos sociais. Em um contexto pós revoluções liberais, em que a burguesia consegue fazer seus interesses prevalecerem, possibilitando o início da industrialização nos países da europa, a sociologia propõe uma teoria a favor da manutenção desse poder conquistado, não permitindo a difusão de sentimentos revolucionários, através da idealização da "ordem". Esta, por sua vez, pode ser interpretada de diferentes maneiras.
            As instituições e grupos sociais, quando exercem suas funções pré-estabelecidas e não se voltam contra o funcionamento das tarefas cotidianas, colaboram para tal ordem. Essa estabilidade, no entanto, não motiva a revisão das injustiças e problemas rotineiros, o que é uma crítica a essa corrente.
            O exército, por exemplo, é uma instituição que foi influenciada pelo positivismo. Por isso, nos governos militares havia uma nítida postura de manutenção da ordem, com o controle da educação e da imprensa, juntamente com a privação da liberdade dos cidadãos, os quais eram coagidos a cumprir seus " papéis sociais" sem senso crítico. Até hoje, percebe-se isso ao conhecer seus preceitos de respeito a uma hierarquia, de busca pelo progresso(se remete ao evolucionismo) e pela obediência a um padrão que regula a vestimenta, a comunicação oral e outros comportamentos.
            Diferentemente disso, a ordem pode ser analisada sob outro aspecto. Explico. Para Comte, a sociedade era como um organismo vivo, composto por órgãos( grupos sociais ou instituições) que realizam suas funções em perfeita harmonia para o bem estar do corpo(sociedade). Nesse sentido, essa ordem não poderia ser entendida como uma das defensoras de um comportamento ético? Segundo Kant, por exemplo, a ação ética é aquela realizada pelo indivíduo que, através do esclarecimento, agi visando o bem comum. Da mesma forma, Comte propõe ações individuais que, ligadas entre si, permitem o bom funcionamento social, ou seja, as partes não estão separadas do todo e, tendo essa consciência, contribuem para o coletivo.
            Portanto, o positivismo, da mesma forma que diversas ideologias, pode ser vista sob vieses distintos, sendo que todos eles possuem efeitos que são perceptíveis ainda na atualidade. Por isso, percebe-se a importância de August Comte e a pertinência de sua teoria.

Diogo Heilbuth
Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário