Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Redução da Maioridade Penal é Apenas Uma Peça Pequena do Relógio

Recentes discussões tem ganhado destaque de uns tempos para cá a fim de se decidir a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, esse assunto que já é bem comum de ouvir em diversos telejornais, na maioria deles sensacionalistas, ganhou força nos últimos dias e a partir desta problemática, podemos fazer uma analogia deste assunto com o tema central do filme Ponto de Mutação, na qual questiona e analisa o atual sistema em que o nosso mundo funciona.
 De forma simples o sistema sempre procura resolver os problemas pontuais, mas nunca de forma efetiva  e concentrar-se na raiz dos males a fim de resolver o problema permanentemente, em dada parte do filme é dito: " não pode olhar em separado os problemas globais tentando entendê-los e resolvê-los. Claro que pode consertar uma peça, mas ela vai quebrar de novo em um segundo, porque ignorou o que se conecta a ela. Precisamos mudar tudo de uma vez, ao mesmo tempo, os ideais,as instituições, os valores...". Neste trecho que é dito por uma cientista à um político e a um artista revela bem claramente que tudo está conectado a outro fator que desencadeou essa falha.
No Brasil o problema de crimes cometidos por menores, enxerga-se que para resolver este embaraço deve-se começar a punir estes infratores mais severamente, mas ao analisarmos o problema como um todo chegaremos que o início de todo o infortúnio começa desde o lugar em que este menor convive, o lugar em que ele frequenta e com quem relaciona-se, deste modo, percebe-se uma série de fatores que levou este jovem a cometer um crime, formando toda uma sucessão de pensamentos e experiências de más condutas.
Portanto se queremos de fato acabar ou reduzir drasticamente este conflito, assim como é dito no filme é "Mudando nossa maneira de  ver o mundo" de forma sucinta não é bloqueando o mais frágil e retirando sua liberdade que a criminalidade por menores vai acabar, apenas estaremos rodeando o problema e não o resolvendo eficientemente. 


Lemuel Dias
1° Ano de Direito, Noturno
Análise do filme Ponto de Mutação



Nenhum comentário:

Postar um comentário