Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A necessária busca pelo início

Em Ponto de Mutação (filme de Bernt Amadeus Capra- 1991), temos um intenso debate intelectual entre uma cientista, um poeta e um político. Todos com problemas pessoais e em crise existencial, passam divagar sobre nossa percepção do mundo e os atuais problemas que o atingem.
A partir do ponto de vista da cientista, podemos perceber como todos esses problemas são fortemente conectados e que para o sucesso de qualquer solução, é necessário que ela englobe todos os problemas de uma só vez. Contudo, como é possível encontrar tal solução se nem mesmo todos conseguem compreender essa percepção e se disporem a agir a favor dela? É esse o papel do político, mostrar que, para conseguirmos amenizar os problemas globais, é extremamente necessário agir de forma a convencer toda população a participar dessa missão.
Infelizmente, esse processo é de imensa complexidade. Como alertar uma sociedade de, aproximadamente, 7 bilhões de habitantes de que para tornar o mundo melhor, precisamos renovar nossa percepção dele? Como convence-la de que o método cartesiano, pelo qual a maioria baseia suas ideias, não só está ultrapassado, como também precisa ser urgentemente substituído? Como conseguir superar a mentalidade capitalista, estruturada em ambição e individualismo, e agir em pró de todos?
Pode parecer impossível, mas desistir só pioraria as coisas. Acredito que esse seja o objetivo do filme; não só expor a ideia do autor (baseado no livro de Fritjof Capra) sobre como é necessário mutarmos nossa percepção do mundo, mas também nos fazer reconhecer que é preciso melhorar nossa postura diante dos problemas que atormentam o planeta, e começar desde já.

Porém, recorro ao tão citado, no filme, Descartes, e assim como ele, acredito que é preciso fragmentar um problema para encontrar sua solução. É essencial encontramos um início para termos um fim, ou seja, para resgatar o mundo da bola de neve que os problemas sócios ambientais estão se tornando é preciso ter um ponto inicial, seja para agir, seja para focar. Somente assim, podemos parar de buscar um mundo utópico e melhorarmos o real.
Isabela Gonçalves Alcântara- Diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário