Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A mutação 


O filme " Ponto de Mutação" , baseado no livro homônimo de Fritjof Capra, parte de uma ilha paradisíaca no norte da França, no castelo Le Mont Saint Michel, onde se encontram três personagens : um político, um poeta e uma física. Esta ao ver um relógio, inicia uma discussão sobre como a fragmentação feita por Descartes corrompeu e mecanizou  o pensamento moderno e sobre a necessidade de um novo modo de pensar, visando entender as relações existentes na natureza.

Esse novo paradigma, defendido pela cientista,  afirma que deve se olhar para o todo e não somente para as partes, ou seja,  tem de se observar a princípio as relações entre os fatos na natureza para poder compreender o mundo . Segundo ela , como tudo na natureza está conectado, deve se olhar para os modelos sistêmicos ao invés dos reducionistas e mecânicos,como o cartesiano.

Esse raciocínio é considerado errado por ela, pois ele considera que as partes agem em separado para formar o todo, quando o observado na natureza é a relação entre os acontecimentos ,o que é defendido pela Ecologia , a qual afirma que todos os seres estão interligados. Para ela, essa noção de interligação é essencial para um convívio equilibrado.

Enfim essa visão de mundo  não vê a natureza como objeto , mas nos enxerga como parte integrante dela e por isso critica a fragmentação e mecanização atuais. Sendo a mudança de modelo lógico o ponto de mutação necessário para se viver em harmonia




Nenhum comentário:

Postar um comentário