Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A evolução necessária

O filme "Ponto de mutação", inspirado na obra literária do escritor australiano Fritjof Capra, é basicamente uma conversa com grande essência filosófica entre três pessoas: um político desmotivado que concorreu à presidência dos Estados Unidos, um poeta que pensa estar em uma crise de meia-idade e uma cientista que sentia-se aborrecida pelo fato de sua pesquisa ser usada para fins malignos.

Em grande parte do filme o tema central da discussão baseia-se nas idéias do pensador René Descartes. Para a cientista, o método cartesiano para a obtenção de conhecimento é equivocado e falho, diferente da concepção do político, que concorda com tal ideia do filósofo. Essa oposição de ideias gera uma boa discussão acerca do tema.

Sonia Hoffman acredita que esse método não é vantajoso e até mesmo prejudicial ao desenvolvimento do ser humano. Para ela, a análise do mundo deve ser feita analisando o todo, e não separando em partes para depois chegarmos a uma conclusão. Ou seja, deve-se entender as relações para depois resolvermos os problemas. Baseando-se no modo de pensar dela, pode-se pensar mais facilmente em um mundo com crescimento sustentável e com melhores condições. E mais interessante ainda, conciliar duas coisas muito importantes, o desenvolvimento econômico e sem comprometer as gerações futuras. Para isso, uma revolução na educação com o rompimento dos modelos clássicos é necessária.

Finalizando, o filme passa a ideia central de que precisamos sempre evoluir, como neste caso da educação, por isso ele se chama "Ponto de mutação".

Caio Mendes Guimarães M Machado
1º ano - Direito noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário