Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de maio de 2015

A barreira positivista

  A Filosofia Positiva teve grande impacto na sociedade do século XIX, pois uniu e tomou como base várias vertentes do pensamento científico mais aceitos da época, sendo eles o racionalismo radical de Descartes, o empirismo de Bacon e as descobertas de Newton e Galileu. Logo, surgiu dai uma filosofia a qual possui seu alicerce em "leis" e ideais tidos como universais e imutáveis para todas pessoas e todos grupos sociais, reforçando, assim, noções de normalidade dessa nova classe dominante: a burguesia.
 Quase dois séculos após a publicação de tal teoria estamos inseridos em uma sociedade na qual há uma grande mobilização para a quebra daquele pensamento pragmático ainda muito presente e influente que se tornou uma barreira para a expansão dos direitos de diversos ramos sociais. Essa sistematização de certo e errado baseados em conceitos o burgueses ocidentais cria uma esfera propiciadora de justificação para o desbalanceamento social em relação a vários grupos os quais não têm seus direitos reconhecidos, pois fogem ao padrão estabelecido como aceitável.
  A luta por uma sociedade na qual a diversidade não é tabu, portanto, existe ainda, entre outros fatores, porque uma filosofia do século XIX continua forte e impactante na mentalidade contemporânea. O positivismo de Comte trouxe uma ligação tão forte com a hegemonia do capitalismo e da burguesia que até hoje esses laços não foram quebrados e conceitos de normalidade, meritocracia e preponderância de ideais ocidentais são marcantes na aceitação dos fenômenos sociais.

Vinicius Lotufo
1° ano de Direito - Diurno       

Nenhum comentário:

Postar um comentário