Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

    Sobre Descartes , Goebbels e manipulação  


René Descartes, o qual viveu na Idade Moderna, é respeitado por ter sido um intelectual versado em  diversas áreas do conhecimento. Por ter um grande saber, ele decidiu criar um método para verificar a verdade de suas ideias, que foi escrito em 1637. Apesar de ter sido redigido há 378 anos atrás, ele é  extremamente contemporâneo, e o seu uso seria benéfico inclusive na sociedade brasileira em relação à política.

A utilização desse critério seria positiva , pois evitaria a manipulação do povo, a qual parte da mídia e dos políticos, e ainda por cima asseguraria um debate fundamentado e frutífero. Isso ocorreria porque esse método baseia-se em questionar tudo o que se conhece, vindo a acreditar somente nas informações tão claras a ponto de não poderem ser mentiras e com base nisso, a população poderia refletir sobre  os discursos apresentados escolhendo apenas aquele que é tão claro a ponto de não poder ser falso.
 
Além disso, o uso dessa lógica seria proveitoso para o Brasil pelo contexto de crise pelo qual ele passa, em que existem muitos debates e ideias , e em meio a tanta informação , o povo acaba se perdendo. E isso contribui para a manipulação, pois os seus agentes , utilizando-se da máxima de Joseph Goebbels : "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.",repetem incessantemente seus pensamentos e a população perdida , sem conhecimento e nem metodologia crítica, termina por confiar naquilo que lhes é dito. 

Portanto, é inegável que o emprego dessa metodologia daria fundamentos para o entendimento popular , evitando a sua manipulação, e melhoraria o nível do debate político. Nesse texto sobre Descartes, Goebbels e manipulação fica evidente a contemporaneidade do livro "Discurso do Método" e a sua vasta utilidade, que vai da política à ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário