Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Sensibilidade matemática


Em seu livro “Novum Organum”, Francis Bacon tenta provar a sociedade de sua época a necessidade de se ter um método adequado para se chegar a verdades irrefutáveis. Dessa forma, Bacon analisa a história da ciência e por conseguinte suas falhas, partindo desse ponto para propor seu método de como fazer ciência, como se atingir o conhecimento verdadeiro.
Assim, o autor cria uma série de aforismas ditando como se fazer ciência e a que perigos se deve estar atento para não sair do caminho do conhecimento puro. Para Bacon a única de forma de fazer ciência seria através dos sentidos: as ideias e palavras (razão) deviam estar sempre baseadas em experimentos sensoriais (empirismo). Com essa premissa básica ele refuta os grandes filósofos gregos, alegando uma fundação instável de sua filosofia devido à sua origem puramente racional e dedutiva.
Porém, atualmente temos contrapontos para a veracidade desse método. Stephen Hawking, grande físico da atualidade comprovou matematicamente uma série de eventos que provam singularidade no espaço-tempo; também demonstrou a existência de mini buracos negros e resolveu vários dos problemas da teoria do big bang. A razão pelo qual ele contrapõe Bacon é que ele utilizou somente linguagem para provar sua teoria, através da matemática Hawking alcançou o título de um dos maiores cientistas da contemporaneidade.

Assim, a vasta aceitação do meio científico de sua teoria, nos permite afirmar categoricamente que hoje, a experimentação, o empirismo, não são necessários para se comprovar uma teoria; uma base matemática correta é mais que suficiente e satisfatória para demonstrar um pensamento, principalmente levando em conta áreas do conhecimento em que homem não pode observar um experimento empírico, como é o caso da física proposta por Hawking.



Tiago de Oliveira Macedo- 1ºano diurno- aula 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário