Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

"Pai da ciência moderna"

    René Descartes viveu em uma época em que a sociedade era guiada pela crença na magia, na alquimia, na astrologia e, principalmente, na religião. E ainda assim revolucinou a filosofia propondo em sua obra, ''O Discurso do Método'',  uma nova perspectiva, segundo a qual o mundo pode ser explicado através do conhecimento baseado na razão.
    Considerado ''pai da ciência moderna', Descartes divergia da tradicional filosofia contemplativa, considerando-a estéril. Para ele, a razão deveria transformar, de modo que o conhecimento permitisse o domínio da natureza, colocando esta a serviço do homem. Sendo assim, a ciência passaria a ter um propósito prático e útil,  que vai além de somente observar e compreender o mundo.
       Contudo, para o autor, seria necessário utilizar o princípio da dúvida para verificação dos fatos,  buscando a razão para que esta leve à verdade. Dessa forma, ele rejeitava tudo aquilo em houvesse a menor dúvida, logo, considerava o conhecimento adquirido a partir do senso comum como suspeito. Podemos aqui fazer uma comparação com a realidade em que vivemos atualmente, uma vez que, muitos espalham pela internet, principalmente em redes sociais como facebook, diversas histórias, notícias,  textos, que muitas vezes não são fundamentados em fatos verdadeiros. Sendo assim, nos dias atuais, questiona-se menos a veracidade das histórias repassadas , deixando de lado o princípio da dúvida, utilizado por Descartes.
      René através de seus questionamentos é conduzido ao princípio da sua filosofia "'penso, logo existo''. Ele conclui que, devido ao fato de possuir a capacidade de pensar, nada poderia questionar sua existência no mundo, uma vez que estaria pronto a transformar o mundo ao seu redor.

Mariana Miler
1ºano - Direito|Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário