Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Descartes e a pesquisa atual



René Descartes, em sua obra ,O Discurso do Método, aponta que a razão é a característica que difere os homens do restantes dos animais. Ademais, Descartes salienta que há equidade na distribuição da racionalidade entre as pessoas.

Desse modo, o filósofo explica que a diversidade dos pensamentos é oriunda das diferentes formas de buscar o conhecimento,a verdade. Considerando o ensino tradicional fútil e a filosofia clássica improdutiva, Descartes, propõe um caminho para alcançar o saber. Destarte, o matemático francês, produz um método para, assim, ser capaz de conhecer a verdade.

Para o autor, o estudo dos grandes livros é indispensável para a formação cultural, pelo fato de ser "uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados"(p.3). Por outro lado, na visão de Descartes, igualmente fundamental ao estudo das obras clásicas, é a habilidade de viajar e estudar costumes das diferentes nações:"É bom saber alguma coisa dos hábitos de diferentes povos, para que julguemos os nossos mais justamente e não pensemos que tudo quanto é diferente dos nossos costumes é ridículo e contrário à razão"(p.3).

Assim, na obra, O Discurso do Método, publicado em 1637, o filósofo francês edifica um caminho que tem como fim a verdade. Para tanto Descartes assinala um pequeno conjunto de normas que deve ser seguido para que a busca do conhecimento verdadeiro seja completa. Tornando-se,portanto, o "pai do racionalismo".

Por fim,é inegável a influência do pensamento cartesiano na pesquisa científca atual. Ao colocar a dúvida como objeto primeiro do estudo e arquitetar uma forma concreta de busca pela verdade, Descartes formou as bases dos estudos contemporâneos.

Lucas Rezende de Melo-1º noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário